A comunicação eficiente entre integrantes de um mesmo esforço tecnológico permite compartilhar dados e experiências, viabilizando a transferência de tecnologias de um modo mais fácil e rápido.

No âmbito do PBQP-H, a Internet oferece uma série de vantagens como canal principal de comunicação com seu público-alvo, tendo em vista a sua conveniência para o usuário do Programa, sua acessibilidade, capacidade de fornecer grandes quantidades de informações a um baixo custo, e possibilidade de rápida atualização, além do alcance nacional, uma vez que o público do PBQP-H abrange todo o território nacional.
O Programa já possui um fluxo de informações com os seus parceiros, porém face à crescente demanda e interesse pelos Projetos do Programa, tem se identificado a necessidade de redefinição dos meios pelos quais as informações são geridas e gerenciadas. Nesse contexto, nasce a proposta de criação de um sistema de informações que possibilite atender a essa demanda, de modo que se possa dinamizar o atual processo de comunicação do Programa.

A proposta do Sistema Nacional de Comunicação e Troca de Informações é, portanto, a criação de uma rede de comunicação, com o objetivo de integrar informações e experiências em temas relacionados à organização do setor da construção civil em torno da qualidade do habitat, da modernização produtiva e da implementação nacional PBQP-H.

O objetivo deste projeto é também divulgar, facilitar e democratizar o acesso a informações científicas, legais e tecnológicas, relacionadas à promoção da qualidade e produtividade relativa aos processos de produção do habitat urbano.

Além disso, o estabelecimento deste Sistema auxiliará na promoção de um maior intercâmbio entre pesquisadores, gestores, contratantes, agentes do setor, instituições e consumidores, provendo, assim, mecanismos de difusão de soluções e experiências para a melhoria das condições do habitat urbano e redução do déficit habitacional, com manutenção do padrão de qualidade dos projetos e obras de habitação e infra-estrutura.