A inovação tecnológica para a produção habitacional é um tema que sempre está presente nas preocupações de toda a cadeia produtiva da construção civil. A carência, todavia, de uma infra-estrutura técnica capacitada, para dar suporte ao processo de inovação na construção, dificulta a introdução de soluções tecnológicas inovadoras, mais eficientes e mais competitivas, comprometendo, inclusive, a formação e requalificação de profissionais do setor.

Dessa forma, o PBQP-H propõe o desenvolvimento de ações para apoiar e ampliar a capacitação laboratorial do país, ligada à construção civil, com o objetivo de estimular o desenvolvimento técnico-científico de centros de pesquisa e universidades brasileiras, vislumbrando o desenvolvimento da estrutura laboratorial como fator determinante para a formação de profissionais do setor e ampliação da qualidade e produtividade da produção habitacional.

O objetivo principal das ações do Projeto é, portanto, a cooperação técnica para estruturação e ampliação dos serviços laboratoriais, gerando laboratórios capacitados para dar suporte aos processos de inovação tecnológica no setor da construção.