Como participar
Uso do poder de compra Benefícios

 
 

A inserção do uso do poder de compra no PBQP-H pode ser considerada uma das estratégias mais importantes de implementação do Programa. Trata-se de uma forma de proteger os que produzem com qualidade, e garantir a boa aplicação dos recursos públicos em licitações e contratos.

No entanto, o PBQP-H tem uma visão sistêmica do poder de compra, que não se limita aos agentes financiadores e ao contratante público. O consumidor final ocupa uma posição fundamental no que diz respeito ao poder de compra. Ao adquirir um imóvel de uma construtora qualificada, ou comprar preferencialmente materiais em conformidade com padrões de qualidade, o consumidor final estará exercitando seu maior poder: o de regulador do mercado, por meio dos seus direitos de cidadão.

Além disso, as próprias construtoras, vêm exercendo papel importante no uso do pode de compra. Com a consolidação dos processos de avaliação da conformidade, as empresas têm exercido maior controle sobre os materiais e serviços empregados na obra, contribuindo assim para elevar os níveis de qualidade na cadeia produtiva.

É importante lembrar que o PBQP-H não desconsidera ações e programas de sucesso já existentes, mas estimula o fortalecimento e o avanço da modernização tecnológica e gerencial, o aumento da produtividade e qualificação dos recursos humanos, numa visão abrangente do habitat urbano e de sustentabilidade da cadeia produtiva da construção civil.