Notícias Entrevistas

Eventos

Agenda PBQP-H

 
 

PBQP-H comemora 20 anos
   
A 75ª Reunião do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), realizada em 06/12, presidida pela Secretária Nacional de Habitação, Sra. Maria do Socorro Gadelha Campos de Lira, teve como principal ponto de pauta a "comemoração dos 20 anos do PBQP-H". Também foi eleito Presidente do Comitê para o mandato de janeiro/2019 a dezembro/2020, o Sr. Marcos Galindo Pereira Lopes, representando a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

O PBQP-H, criado em 1998, comemora seus 20 anos de atuação em prol da melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva do setor da construção civil brasileira. A busca por esses objetivos tem envolvido ações para que se atinja o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, o desenvolvimento de novas tecnologias, a avaliação de desempenho dos sistemas construtivos, sustentabilidade, a redução de custos, e a otimização do uso dos recursos públicos.

É um Programa de adesão voluntária e está estruturado com base na implementação de um conjunto de sistemas (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil - SiAC; Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos - SiMaC; e Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais - SiNAT) que contribuem para a modernização do setor da construção civil e a redução do déficit habitacional, com funções específicas e que se inter-relacionam direta ou indiretamente.

Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação

Publicação do Regimento do SiAC no DOU A Coordenação Geral do PBQP-H informa que foi publicada a Portaria nº 383, de 14 de junho de 2018, que aprovou o Novo Regimento Geral do SiAC, o qual faz um alinhamento com a ISO 9001:2015. Dentre as principais mudanças destaca-se a alteração no prazo de transição, que passa a ser de 365 dias, a contar da data de publicação desta Portaria, ocorrida em 15/06/2018 (Regimento Geral, arts. 37 a 39). No Regimento Específico, foi incluída uma terceira condição de excepcionalidade para o caso de auditorias sem existência de obras, referente à recertificação. (art. 9º). O Plano de Controle Tecnológico passa a ser exigido em todas as obras, não apenas nas obras de edificações (art. 24 do Regimento Específico). No Referencial Normativo, foi incluído o item 1.3, referente à inclusão da mentalidade de risco. As FAD's e os DATec's passam a ser aceitos, tanto nas entradas como nas saídas de projeto (itens 8.3.3 e 8.3.5)
A nova versão dos documentos encontra-se na seção "Projetos", "SiAC", "Documentos Relacionados" deste site.

Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação

Publicação da FAD - 01 Foi publicada a Ficha de Avaliação de Desempenho FAD nº 01.
Elaborada pela TESIS, a FAD refere-se a "Sistema de piso composto por laje maciça de concreto armado de 120 mm de espessura, contrapiso de argamassa convencional de 20 mm espessura e laminado melamínico".
- Para avaliação do sistema de piso, foram considerados todos os requisitos da ABNT NBR 15575-3 - Edificações habitacionais - Desempenho - Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos aplicáveis a sistemas de piso com laminados melamínicos.
Acesse a FAD 01 em http://app.cidades.gov.br/catalogo/.

Ministério das Cidades
Assessoria de Comunicação